Brasil, 02 de agosto de 2007
Amigos
Nos últimos dias, tenho recebido uma grande quantidade de mensagens e tenho ouvido e participado de uma infinidade de conversas, manifestações, reclamações e queixas sobre o governo, os ministros, os congressistas e políticos em geral.
Assim como quase todos os brasileiros minimamente informados, eu cheguei ao meu limite. Meu ponto de saturação foi ultrapassado. Como todos os demais, eu acho que é chegada a hora de promovermos mudanças.
Tenho pensado muito e procuro a melhor forma de me expressar. Tenho uma idéia, um sentimento, uma convicção que cresce a cada dia, a cada notícia que recebo. E o que tenho a dizer é, simplesmente, que afinal descobri o responsável pela situação que vivemos:
O CULPADO SOU EU.
Aliás, OS CULPADOS SOMOS NÓS. Eu, você, CADA UM DE NÓS. O nosso Brasil está como está por nossa culpa. É provável que você não concorde, mas, o fato é que não existem “ELES”.
Em nossas discussões e conversas, em nossas queixas, artigos, colunas, discursos e pronunciamentos em nosso comportamento diante de toda esta conjuntura, TODOS TEMOS A MESMA POSTURA, basicamente. Do mais humilde e alienado eleitor ao Presidente da República, ESTAMOS TERCEIRIZANDO.
A política, a corrupção e o estado lamentável em que nosso País está sendo atolado diariamente. Mais do que isso: A violência que nos ameaça e nos atinge em grau sempre crescente. A falta de infra estrutura, de autoridade, de decência …. A crescente falta de referência, de modelo, de valores. Em todas estas questões, ESTAMOS TERCEIRIZANDO.
Temos tratado tudo como espectadores, inclusive aqueles que receberam a delegação da missão de cuidar, administrar e resolver os problemas (os eleitos). Relatamos, delatamos, reclamamos, comentamos, discursamos, sempre usando a terceira pessoa: “O GOVERNO”, “OS POLÍTICOS”, “O CONGRESSO”, “O JUDICIÁRIO”, “OS PODEROSOS”, “OS CARAS”, “ELES”….. Sempre alguém. Nunca “NÓS” e muito menos “EU”.
Estamos TERCEIRIZANDO A CULPA por tudo o que acontece. Sempre apontamos um ou vários culpados pela situação e nem ao menos pensamos em procurar de que forma CADA UM de nós tem culpa por tudo o que estamos passando. E, pode ter certeza: CADA UM DE NÓS, eu, você, nossos amigos e inimigos…. TODOS TEMOS PARTE DA RESPONSABILIDADE.
Estamos TERCEIRIZANDO A SOLUÇÃO. Ficamos percebendo, criticando, pensando e, simplesmente, não fazemos nada efetivo.
Sempre ouvimos ou disparamos frases como: “SERÁ QUE NINGUÉM VAI FAZER NADA?” ou “QUEM VAI MUDAR ISSO?” e seguimos fazendo tudo igual.
A estas questões, eu ouso responder:
– NÓS…. EU, VOCÊ e tantos quantos conseguirem enxergar que não basta ficar acusando e criticando, todos os que percebermos que não adianta gastar a energia na pesquisa da culpa.
– EU, VOCÊ e todos os que concluirmos que devemos direcionar nossa energia para a SOLUÇÃO REAL E DURADOURA. Nós é que podemos fazer algo e mudar tudo isso.
Eu demorei, mas decidi que não vou mais ficar assistindo a tudo. Vou mudar de postura. Não sei ainda o que vou fazer, mas fico feliz, confortado e esperançoso em ver que não sou o único inquieto. Vamos conversar. Tenho certeza que outros, como nós, estão no momento de se movimentarem. E, juntos, vamos encontrar os nossos caminhos para contribuir ATIVAMENTE para a melhora da conjuntura do NOSSO BRASIL. DO BRASIL DE NOSSOS FILHOS e de NOSSOS NETOS.
Mas esteja certo de que a solução não é fácil. O remédio pode ser muito amargo, pois a PRIMEIRA E PRINCIPAL MUDANÇA A SER FEITA É INTERNA. EU, VOCÊ E CADA UM DE NÓS temos que buscar humilde e honestamente em nós mesmos os nossos erros. Corrigí-los e então começar a olhar para fora.
Da minha parte, eu já comecei. Vou continuar a incomodá-los e pretendo fazer muito barulho.
Júlio Xavier Vianna Jr